quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A chegada da internet muda o conceito da exclusividade na profissão de jornalista.

Victor Zacharias

No mês de novembro aconteceu o Fórum da Cultura Digital Brasileira em São Paulo na Cinemateca, no último dia foi abordado, na palestra do professor Alex Primo da UFRGS, o tema que avaliava a velocidade da informação pela internet, a participação de mais atores na produção e a liberdade de expressão.
Alex comentou que hoje a grande mídia faz sua pauta olhando o que é falado no twitter e nos blogs, e os blogs também olham a grande mídia, tudo ficou mais complexo, e a questão para ser discutida não é a oposição entre a mídia de massa e a internet, mas o aumento da complexidade neste cenário com a possibilidade da entrada de novos protagonistas que trazem outras informações, são novas fontes.
O professor lembrou que durante a ditadura que vivemos no Brasil os jornalistas clamavam por liberdade de expressão para todos e hoje alguns lutam pela exclusividade da capacidade de praticar essa liberdade. Não seria isso um cerceamento? Será que somente o jornalista é o portador da verdade e da credibilidade para comunicar? Alex ressalta que quando a liberdade afeta o bolso de alguns, pois aumenta a competitividade do segmento, a luta pela liberdade de expressão fica prejudicada. Porque só quem pode falar é quem tem o diploma?
Assista um trecho da palestra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...